Nutrição & DRC
A abordagem nutricional é parte fundamental no tratamento de indivíduos com doença renal. A atuação de um nutricionista especializado na adequação do planejamento alimentar dos pacientes pode ajudar na estabilização as funções renais, melhorar o controle metabólico e diminuir fatores de risco, como déficit de crescimento, desnutrição energético proteica, obesidade e hipertensão arterial sistêmica, podendo retardar a progressão da doença e a necessidade de diálise ou transplante renal.
Dieta
A dieta do paciente deve sempre ser individualizada. É importante lembrar que cada corpo apresenta necessidades energéticas diferentes e as porções de fósforo, potássio e proteína devem ser monitoradas e calculadas de acordo com o estágio da doença.
Resultados
O trabalho em conjunto com a equipe multidisciplinar do paciente é fundamental para obter melhores resultados e aumentar a aderência ao tratamento. Essa ação é de grande importância a fim de tornar o acompanhamento nutricional mais humanizado e completo.
Planejamento
Quando pensarmos na alimentação do paciente com doença renal, logo imaginamos um planejamento alimentar cheio de restrições, o grande desafio no cuidado nutricional é fazer adaptações nas preparações do dia a dia para torná-las saborosas e saudáveis a fim de ofertar os nutrientes necessários para o crescimento, desenvolvimento e equilíbrio metabólico.
Para realizar um planejamento alimentar individualizado é importante levar em consideração a história do paciente, avaliação antropométrica e dos exames laboratoriais, além de informações sobre ingestão alimentar (hábitos, preferências, horários...).
Além de ajudar as famílias e pacientes com doença renal a fazerem boas escolhas alimentares, o aconselhamento nutricional também pode ajuda-las a lidar com os desafios emocionais decorrentes de uma doença crônica. Esse apoio e orientação é fundamental para lidar com suas emoções de forma mais saudável.
Aqui você vai encontrar informações e muitas receitas que irão te auxiliar nessa jornada!